DOL QUER SABER

Gol fora de casa pode deixar de ser critério de desempate

Sexta-Feira, 18/08/2017, 11:37:09 0 comentários Tamanho da fonte: A- A+

Há movimento de clubes e cartolas de federações para que possa haver mudanças em regras de competições da CBF, e até da Conmebol. O principal alvo é o chamado "gol qualificado".


Um dos critérios de desempate dos principais torneios do mundo que têm jogos eliminatórios em duas partidas como formato é o gol como visitante. Por exemplo: se o time A faz o primeiro jogo em casa e vence por 1 a 0 e, no segundo, como visitante, perde por 2 a 1, ele avança porque mesmo com o agregado de gols empatado em 2 a 2 o A fez um gol fora de seus domínios, contra nenhum do B.


O gol fora de casa permite coisas no mínimo "curiosas", como no caso de um time A que joga em casa e B, fora. Se ambos empatam em 0 a 0, a "vantagem" tende a ser mais do time que não conseguiu marcar diante de sua torcida, já que com um gol fora obrigará o adversário a virar a partida. Do mesmo modo, seguindo o mesmo exemplo, se o o time B, que na volta joga em casa, fizer um gol, perde a possível "vantagem" de um empate, já que qualquer outro resultado de empate não o beneficiaria.


A CBF usa o gol qualificado desde a primeira edição de seu principal torneio mata-mata, a Copa do Brasil, em 1989. A Libertadores passou a ter a regra em 2005, mas torneios na Europa a utilizam desde os anos 80, por dois motivos principalmente: evitar a decisão por pênaltis, que só ocorre com placares idênticos (dois 1 a 1, por exemplo), e dificultar que, num confronto eliminatório em dois jogos, o time visitante atue “na retranca”.


O formato recebe críticas desde sempre por dar peso dois a um gol que, na prática, vale o mesmo feito em casa ou fora. Só que ultimamente os dois pontos fundamentais para sua criação também passaram a ser o alvo daqueles que querem ver a regra abolida.


E você, o que acha da discussão? Prefere que o gol fora de casa continue "valendo mais" ou que o sistema de desempate leve em conta apenas os resultados dos placares, independente das partidas dentro e fora de casa? Deixe seu comentário! O DOL quer saber sua opinião!


(DOL)

0 Comentários